19/09/2009

20 anos de "Top Model"


Em 18 de setembro de 1989 estreou Top Model, novela escrita por Walter Negrão e Antônio Calmon. O folhetim possuía um núcleo de surfistas, que procurava chamar a atenção dos jovens telespectadores da época. A trama era ambientada no Rio e tinha como mote principal a rivalidade entre os irmãos Gaspar, papel de Nuno Leal Maia, e Alex, personagem de Cecil Thiré.

Gaspar era um surfista quarentão e criava sozinho os cinco filhos que teve com mulheres diferentes. O curioso é que cada filho tinha o nome de uma personalidade do mundo pop, de Elvis Presley a Ringo Star. "Ele vivia numa comunidade de surfistas e a gente levava ao pé da letra o clima do surfe. As gravações eram muito divertidas", lembra Nuno.

Top Model foi a primeira novela inteira de Evandro Mesquita, que interpretava o também surfista Saldanha, amigo de Gaspar. As externas eram gravadas na Praia da Macumba, no Recreio, na Zona Oeste do Rio. "Eu sempre chegava antes do horário para pegar onda. Adorei fazer dupla com o Nuno e, como a gente tinha liberdade para improvisar, o texto ficava mais leve", conta Evandro.

Além de Evandro, a novela marcou a estreia de Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Marcelo Faria e Flávia Alessandra na TV. Eles eram Olívia, Tininha, Elvis e Tânia, respectivamente. Mário Márcio Bandarra, um dos diretores do folhetim, se orgulha do elenco. "Eu sempre gostei de trabalhar com adolescentes e atores estreantes. Acho que neles o sonho ainda pulsa de uma forma cativante e extremamente inspiradora", rememora Bandarra.

E a trama ainda tinha a Naná, de Zezé Polessa. Amiga de todas as horas de Gaspar, ela sofria com uma paixão platônica por ele e sempre cuidava dos meninos. A atriz, que também estreava na Globo, ganhou destaque com seu bordão "meleca!", que repetia sempre que alguma coisa dava errado. Seu fiel companheiro era o cão Maradona, a quem confidenciava suas frustrações.

O universo da moda estava bem representado na novela. Duda, papel de Malu Mader, era uma moça pobre que virou garota-propaganda da confecção Covery, presidida por Alex. "A história da personagem era fascinante", conta Malu. Ela começava vindo para o Rio contratada pelo Alex para ser top model exclusiva da grife dele. "O problema é que ela não tinha a menor vocação e parte para a aventura empurrada pela ambição da mãe, Cleyde, interpretada maravilhosamente pela Suzana Faini", conta Malu.

Mas a novela também contava com um certo drama. Ele era vivido por Jonas Bloch, Denise Del Vecchio e Jonas Torres. Jacques e Lia se preocupavam com a saúde do filho, Arthur, que tinha um coágulo no cérebro. "Esses dias eu estava conversando com a Denise sobre isso. Na trama, a gente estava na contramão do restante do elenco, que esbanjava alegria", pondera.

Além do problema com o filho, Jacques e Lia tinham de aturar as loucuras da Rose, vivida por Cissa Guimarães. Ela era amante de Jacques e não suportou quando ele resolveu pular fora da relação. "As cenas eram inspiradas no filme 'Atração Fatal'. Assim como Glenn Close, Rose fez coisas absurdas como furar o pneu do carro de Jacques", relembra o ator.

A mistura de tramas deu certo e a novela foi um sucesso. A média geral registrou 64 pontos de Ibope. O último capítulo deu invejáveis 73 pontos de audiência, com 77 de pico e 86% de share.

Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário